Rodas que Dançam abre Mostra de Arte em Bauru

on

Começa nesta terça-feira, dia 17, a 23ª Mostra de Arte sem Barreiras, que acontece nos próximos quatro dias em Bauru.

A Mostra conta com programação gratuita, que envolve cursos, palestras e apresentações artísticas. As atividades contam com intérprete de libras. Nesta terça, a abertura terá a participação da Cia. Rodas que Dançam e de paratletas da ABDA, a partir das 19h30, no Teatro Municipal de Bauru.

A Cia. Rodas que Dançam, da cidade de Lençóis Paulista, é um grupo formado há 4 anos por crianças e adultos que apresentam diversos tipos de deficiência; física ou intelectual. Contando com o apoio de bailarinos sem deficiência, o grupo é formado por 18 integrantes, sob a coordenação do professor e coreógrafo Luiz Henrique de SantanaAs coreografias apresentadas reúnem categoria musical e aproveitamento das habilidades e movimentos de cada bailarino, mostrando que a Dança é uma Arte universal e está disponível a qualquer pessoa que tem dentro de si o desejo de dançar.

Além dessa apresentação artística, a solenidade ainda trará uma importante discussão sobre a inclusão social da pessoa com deficiência por meio da arte e do esporte, com uma mesa redonda formada por paratletas de natação da ABDA – Associação Bauruense de Desportos Aquáticos.

A ABDA atua com crianças e adolescentes nas piscinas e nas pistas de atletismo desde 2010, hoje com aproximadamente 3 mil atletas. A ABDA é afiliada à Federação Aquática Paulista (FAP), à Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA), à Federação Paulista de Atletismo (FPA) e à Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt).

Esta associação nasceu com o intuito de inclusão social, proporcionando a crianças e jovens novas oportunidades com novas perspectivas e tem como missão a formação de atletas de alto rendimento nas modalidades de natação, polo aquático e atletismo, transformando a cidade de Bauru numa referência nacional nessas modalidades.

Integrando a programação, durante toda a terça-feira, das 9 às 17h, o Auditório do Centro Cultural receberá o Workshop para capacitação dos serviços bibliotecários contemplados pelo Concurso “Acessibilidade em Bibliotecas”. A atividade é destinada a funcionários das bibliotecas públicas municipais da região premiadas pelo concurso.

A 23ª Mostra Arte sem Barreiras segue até o dia 20 de outubro com a seguinte programação, sempre no Teatro Municipal:

Dia 18 – 15h – Descobrindo a Banda e Orquestra

Dia 18 – 19h30 – Concerto da Banda Sinfônica Municipal de Bauru, sob a regência de André de Souza Pinto

Dia 19 – 13h30 – Apresentação artística das entidades que atendem pessoas com deficiência de Bauru e região e participação especial do duo Ândrea Helena Pereira de Souza no vocal e Antonio Carlos Clementino no piano, da cidade de Dracena, ambos com deficiência visual.

Dia 19 – 19h30 – Praça de Alimentação do Bauru Shopping – Apresentação musical com o duo Ândrea Helena Pereira de Souza no vocal e Antonio Carlos Clementino no piano, da cidade de Dracena, ambos com deficiência visual.

Dia 20 – 13h30 – Apresentação artística das entidades que atendem pessoas com deficiência de Bauru e região.

Dia 20 – 19h30 às 22h30 – Sarau Inclusivo e lançamento do livro “Peteco, o grande campeão” do escritor Júlio Paes com a presença do Sarau Versos no Canto e diversas atrações artísticas.

Todas as atividades são gratuitas.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s